01 dezembro 2011

Neste fim de ano: BRINDE COM ÁGUA




Em algumas culturas é considerado ofensivo brindar-se com água. Nada mais injusto para com este líquido que com certeza é o mais importante líquido deste planeta. Nenhum outro líquido dito hidratante faz esse papel com tanta eficiência. Sim! Cuidar da saúde do seu corpo começa com um simples copo d'água.

Não é preciso sentir sede para beber água, sede é sinal de desidratação! Quando ocorre uma ingestão insuficiente ou perda excessiva de água, o organismo responde reabsorvendo mais água, por isso pessoas que bebem pouca água vivem com retenção de líquidos. Vários mecanismos atuam em conjunto para manter o equilíbrio hídrico do organismo. Um dos mais importantes é o mecanismo da sede. Para um adulto em condições normais, a recomendação de ingestão de água é de 35ml/kg de peso corporal, ou 2 a 2,5 litros de água por dia.

Não é necessário o consumo de água engarrafada; o consumo de água tratada e purificada é também, por si só, excelente, por ser um consumo responsável da água, eliminando grande parte dos impactos ambientais da produção das embalagens, seu transporte e disposição final. O plástico tem como matéria-prima o petróleo e o gás natural, dois recursos não renováveis. Além disso, são usadas mais de 1,5 milhões de toneladas de plástico só para fabricar garrafas de água. O plástico liberta algumas toxinas e, contrariamente ao que muitos pensam, algumas substâncias podem ser mais difíceis de controlar na garrafa do que na torneira, uma vez que estas se armazenam durante períodos mais longos e a temperaturas mais altas, aumentando até níveis tóxicos a concentração de microorganismos que em pequenas concentrações não são prejudiciais à saúde.

A água é considerada como purificadora na maioria das religiões, incluindo o Hinduísmo, Cristianismo, Judaísmo, Islamismo, Xintoísmo e Wicca. O exemplo do batismo nas igrejas cristãs é praticado com água, simbolizando o nascimento de um novo ser, purificado com remissão dos pecados. Verifica-se que, nas mitologias politeístas, os deuses vinculados à água — Yemanjá, Vishnu, Enki e Poseidon (Netuno), para citar alguns exemplos —, em regra, possuem mais seguidores, gozam de maior prestígio ou ocupam graduação mais elevada em relação às demais divindades representantes de outros fenômenos naturais. Seguindo um princípio semelhante, em outras religiões, incluindo o Judaísmo e o Islamismo, é ministrado aos mortos um banho de água purificada, simbolizando a passagem para a nova vida espiritual eterna.

Além de tudo isso, qual a vantagem mesmo dos demais “líquidos brindantes” sobre a água? O álcool, seja ele sob forma fermentada ou destilada, ao contrário da água, promove uma desidratação do corpo, aumentando em muito a diurese, além dos evidentes efeitos psíquicos, que tanto prejudicam os relacionamentos sociais, familiares e causa déficit na coordenação motora, o que muito freqüentemente leva a acidentes.

Ah sim! Há o tal do “status”. Status é comprar coisas que você não quer, com o dinheiro que você não tem, a fim de mostrar para gente que você não gosta, uma pessoa que você não é. O conteúdo do seu copo na hora do brinde não há de definir quem de fato você é. E se formos definir uma pessoa pelo “líquido brindante” que utiliza, a água com certeza absoluta é o mais nobre dos brindes. Chique é ser simples. Pense nisso.

Você precisa saber!

· A proporção de água no seu corpo é a mesma da água do planeta terra, ou seja, 70%.

· Na terceira idade a porcentagem de água do nosso corpo cai para até 55%.

· Um bebê deve ingerir 150 ml de água por quilo do seu peso, já as crianças devem beber 55 ml por quilo do seu peso.

· Os processos fisiológicos do seu corpo usam em torno de 3 litros de água por dia.

· A respiração elimina em torno de 4 copos e a transpiração mais 2 copos.

· Em torno de 1,5 litros de água passam por cada um dos seus rins diariamente.

· Seus pés liberam em média meio copo d'água por dia.

· O seu cérebro é composto por 75% de água.

· Os alimentos são responsáveis por fornecer 40% da água para o corpo.

· O seu organismo elimina cerca de 10 copos de água por dia.



Um comentário:

Miss Fabris disse...

muito bom essas info...

é bom saber!!!

me visite

http://giovannacomg.blogspot.com/

Seguindo