19 novembro 2007

Prestigie as Artes Cênicas


O valor da entrada de um espetáculo teatral, na maioria das vezes, não é mais caro do que uma entrada de cinema. Porém, há que se lembrar que tudo o que está sendo apresentado está de fato lá ao vivo (não é virtual!). Muita gente, além dos atores, performers e bailarinos que estão no palco, esforçou-se para que a apresentação acontecesse: desde a pessoa que vende ingressos na bilheteria, até o diretor, passando por contra-regras, iluminadores, músicos, figurinistas, cenógrafos, produtores e, evidentemente, o autor.

A batalha que enfrentam as produções nacionais é complexa e árdua: estudo de um tema adequado, texto, elenco, locais para ensaios, o esforço para criar um espetáculo de qualidade artística, a busca por patrocínio, a via crucis por apoios culturais, a dificuldade em se encontrar um espaço adequado para montar a apresentação, a montagem técnica em si, a divulgação. Tudo em troca de sua presença e de seu aplauso! Não há sentido numa apresentação sem público...

Ao prestigiar as Artes Cênicas, você sai do teatro aumentado: novos conhecimentos, novos questionamentos, novos horizontes culturais. Na percepção individual ou coletiva da identidade, a cultura exerce um papel principal para delimitar as diversas personalidades, os padrões de conduta e ainda as características próprias de cada grupo humano. Quando o indivíduo amplia sua cultura pessoal, interfere diretamente na sociedade, transformando-a e renovando-a.

Para o teórico Milton Santos, o conhecimento e o saber se renovam do choque de culturas, sendo a produção de novos conhecimentos e técnicas, produto direto da interposição de culturas diferenciadas - com o somatório daquilo que anteriormente existia. Para ele, a globalização que se verificava já em fins do século XX tenderia a uniformizar os grupos culturais, e logicamente uma das conseqüências seria o fim da produção cultural, enquanto gerador de novas técnicas e sua geração original. Isto refletiria, ainda, na perda de identidade, primeiro das coletividades, podendo ir até ao plano individual. Vamos provar na prática que esta nefasta previsão pode ser mudada!

Cada vez que você decide tão simplesmente ir ao cinema ou tomar um "chopinho" com os amigos e deixa de prestigiar um espetáculo nacional, um pouco mais deste esforço se perde. Cada vez que você decide pagar uma quantia grande de dinheiro para assistir uma super-produção estrangeira, mais ainda. Pense nisso na próxima vez que for sair de casa...

Nenhum comentário: