26 março 2011

Etiqueta Digital


A Revista Super Interessante publicou 24 regras de etiqueta da vida digital (http://super.abril.com.br/cultura/24-regras-etiqueta-vida-digital-623022.shtml) organizadas por Felipe Van Deursen e Bruno Garattoni a partir do artigo "The Essential Guide to Social Media" (Brian Solis, 2008.abr.io/NQR). No entanto, ouso questionar o viés enfocado. Todas as regras por lá parecem ter como objetivo principal um ganho pessoal imediato em relação à imagem perante amigos, colegas e (sobretudo) chefes, se tornando mais regras de self marketing, do que propriamente regras de etiqueta. Minha noção de etiqueta é bem outra: bem educada é qualquer pessoa que procure levar uma sensação de bem-estar e conforto àqueles com quem lida e não "levar vantagem em tudo", certo?



1. Amo meu smartphone. Mas ele é meio grande, aperta o bolso da minha calça - e não consigo ouvi-lo quando está dentro da minha mochila. Posso colocá-lo sobre a mesa do bar ou do restaurante?

É horrível colocar qualquer fone sobre a mesa, em qualquer situação. A mensagem ao se fazer isso é clara: "vocês que estão à mesa comigo são menos importantes do que as pessoas que estão longe". Permitir que a máquina infernal toque "música", vibre ou chame a atenção de qualquer forma, é pior ainda. Atender ou ficar vendo mensagens é o fim: rompimento de amizade por justa causa.


2. Liguei para uma pessoa e ela não atendeu. Deixo recado ou mando SMS?

Tudo depende do estilo da pessoa que está recebendo a chamada. Se sabidamente for uma pessoa que prefira mensagens, faça-o. Se for uma situação formal ou se houver dúvidas, sempre a mensagem de voz é mais elegante. Há pessoas, no entanto, que jamais resgatam mensagens falada e estas pessoas devem por força deixar um recado no telefone dizendo "não deixe recado, porque não costumo retirá-los".


3. Choque elétrico, arrancamento de unhas, afogamento simulado. Nenhuma dessas torturas se compara às reuniões da minha empresa: estou preso numa há 3 horas, e quero me matar. Posso buscar alegria no mundinho mágico do meu smartphone?

A questão é outra: se seu trabalho é assim tão terrível, considere seriamente a possibilidade de trocá-lo e não a possibilidade de usar o celular.


4. Ligam pra mim no meio dessa reunião super­legal. É impor­tante. O que faço?

Se de fato a tal ligação é muito importante, provavelmente já era uma ligação esperada. Neste caso, o correto seria avisar logo no início da reunião que você espera uma chamada. Feito isso, será natural atendê-la o mais discretamente possível, afastando-se para falar e retornando rapidamente.


5. Estou numa peça de teatro insuportável. Tudo bem passar o tempo respon­dendo umas mensagens no celular?

Nem pensar! No teatro, no cinema, na sala de palestras e locais afins, o celular ou qualquer outra máquina dos infernos deve estar irremediável e permanentemente desligada, como respeito ao espetáculo que está sendo apresentado e aos demais espectadores. Aliás, é regra explícita no início de qualquer apresentação.


6. Quero dar unfollow em alguém. Como fazer isso sem criar um clima ou ganhar um inimigo?

Há algumas pessoas que de fato se entristecem quando alguém os exclui de seu hall de amigos (ou seguidores). Infelizmente há ocasiões em que isso se impõe e vai ter que ser encarado. Procure não tomar isto como pessoa. Porém, na maioria das vezes é possível apenas ocultar os comentários da pessoa, sem causar maiores polêmicas. Lembre-se também de que é possível ocultar joguinhos e aplicativos específicos, sem precisar necessariamente ocultar a pessoa inteira!


7. Posso usar ringtones personalizados?

Pode, desde que você evite o ridículo do óbvio (ou o óbvio do ridículo) e nesta resposta eu mantive a resposta original deles na revista (ou parte dela).


8. Posso escutar música no trabalho como se não houvesse amanhã e o chefe estivesse em Aruba (mesmo ele estando do meu lado)?

Claro, se for permitido em seu local de trabalho e evidentemente com fones de ouvido.


9. Meu colega não tira os fones de ouvido. Só que eles vazam o som e sou obrigado a ouvir as músicas dele, na forma de chiadinho, o dia inteiro.

Descubra a data de aniversário da pessoa e presenteie-a com um fone do tipo in-ear - são aqueles modelos com ponta de borracha, que ficam enfiados no canal auditivo e por isso não deixam o som escapar. Custam em média R$60,oo. Esta também é a resposta original da revista (na íntegra!).


10. Assinei um plano de internet mega rápido. Posso compartilhar a conexão com o pessoal do meu prédio?

Isto é ilegal, os contratos dos serviços de banda larga proíbem o compartilhamento. Ser "ilegal", significa que você definitivamente não pode fazer, caso você seja daquelas pessoas que acreditam no "jeitinho".


11. Adoro encaminhar correntes de e-mail e arquivos de PowerPoint com mensagens edificantes. Posso?

Não, não pode!


12. Meu vizinho deixou A rede Wi-Fi aberta sem querer. Oba! Posso usar?

Se a sua vida depender disso... Mas não digite senhas de sites como Gmail, Twitter ou Facebook. E não baixe nada: fazendo downloads, você poderá estourar a cota de tráfego (limite imposto por serviços como o Vírtua) do vizinho. Olha: esta também é uma resposta original!


13. Como devo batizar a minha rede?

O nome da sua rede Wi-Fi pode ser visto por todo mundo num raio de até 100 metros. Não use seu próprio nome ou sobrenome, pois é exposição demais. E evite termos relacionados a futebol, pois eles podem atrair hackers que torçam para outros times (invadir uma rede Wi-Fi é muito mais fácil do que você imagina). Use um nome neutro, que não chame a atenção. Viu? Mais uma original! Afinal o artigo é ruim, mas nem tanto...


14. E a senha?

Um dia, as visitas vão querer usar o Wi-Fi na sua casa - e você terá de compartilhar a senha com elas. Não repita as senhas que você já utiliza para outros serviços, como Gmail e Facebook, e evite coisas que possam ser constrangedoras (na linha "rickfofucho33"). Outra original!


15. Escrevi uma grande besteira no Twitter. Apago ou ignoro?

Se você se der conta rapidamente, apague. Mas, se o tuit foi escrito há mais de 10 minutos (ou se você tem muitos seguidores), não adianta deletá-lo: com certeza alguém já viu. Assuma as consequências, peça desculpas, se for o caso ou simplesmente retrate-se.


16. DM or not DM?

"@rogério Vamos nos encontrar no bar hoje?" Twitter não é lugar de chat. Se você quer falar com uma só pessoa, use o recurso de Direct Message (ou serviços como o Twee.li, que adiciona um mensageiro instantâneo no Twitter). Não atormente seus seguidores com mensagens que não dizem respeito a eles. Mais uma em que eu estou totalmente de acordo e ainda completo que o mesmíssimo é válido para o FaceBook!


17. "Fulano convidou você para fazer parte do Sonico/Hi5/Quora (ou qualquer outra rede social que você não usa nem quer usar)". E agora?

Você não é obrigado a utilizar nenhuma rede que não queira. Se a pessoa for bastante próxima e íntima, compreenderá sem problemas. Se a pessoa for mais formal, mande uma mensagem explicando que não é de seu interesse. Se for uma pessoa distante ou desconhecida, simplesmente ignore.


18. Passei Photoshop na foto do meu perfil no Facebook. Pode?

Dar um tapa no contraste e nas cores não vai matar ninguém, mas não exagere, porque a idéia é mostrar como você é e não se trata de nenhum concurso de beleza.


19. Devo preencher campos como esportes, filosofia e religião no perfil do Facebook?

Uma escolha absolutamente sua.


20. Meu amigo está entulhando meu Facebook com atualizações de Mafia Wars, Farmville e outros joguinhos.

Oculte as mensagens geradas por estes aplicativos especificamente.


21. Quero ver um filme muito raro, que não existe em DVD - só nos downloads ilegais. Posso baixar?

De novo: isto é ilegal e quando se diz que é ilegal, quer dizer que não pode ser feito.


22. Não entro no Orkut há um tempão. Devo me suicidar?

Se de fato não for de seu interesse, deve sim apagar sua conta. Um bom termômetro para a real necessidade de fazer isto é a relativa complicação que o procedimento requer. Se valer a pena, apague!


23. Amo minha cara-metade. Estamos juntos na foto do perfil. Tudo bem?

Não. A não ser que vocês queiram ser vistos como se fossem gêmeos siameses na rede social, é melhor cada um ter seu perfil. Para isso há um campo específico sobre relacionamentos onde você pode incluir o cônjuge. Aliás, também não vale filhos, cachorro, papagaio, sogra, cunhado...


24. Estou fazendo o upload das fotos da festa de ontem. Devo ou não taguear (marcar) meu amigo numa foto em que ele está desmaiado de tanto beber?

Melhor não, né? Melhor nem mesmo subir fotos deste tipo! De toda forma, é bem simples que uma pessoa consiga desmarcar qualquer foto, se for o caso.