04 dezembro 2010

Qual é o seu TEMPERAMENTO?



A teoria dos TEMPERAMENTOS foi formulada por Hipócrates, o pai da medicina, no Século VI aC, baseando na teoria dos quatro elementos de Empédocles. O sábio médico grego classificava as pessoas em quatro tipos, cada um dos quais apresentava um desenvolvimento mais acentuado de um sistema ou função, definindo assim estados fisiológicos, personalidade e comportamento.

SANGUÍNEO

Também chamada "Hemático", este temperamento está ligado ao Elemento AR. Expansivo, otimista, mas irritável e impulsivo, o SANGUÍNEO costuma ser volúvel e é frequentemente levado pelos seus sentidos. Há quem o compare a uma borboleta, que flutua em direção sempre a um novo aroma, uma nova flor colorida. Fisicamente o SANGUÍNEO tende para o atlético: aspecto corado e saudável, ombro quadrado, nariz grande, peito amplo, pescoço forte, rosto largo, olhos vivos e olhar direto.

Aquele que possui o temperamento SANGUÍNEO como dominante, é uma pessoa marcante e que não passa desapercebida. Seu espírito é jovial, apaixonado, alegre e sociável. É ágil e rápido, tem muita vitalidade, sempre animado, gosta do contato com a natureza, tem amigos em todas as partes. Seu ritmo é rápido, entusiasta, os movimentos são amplos, dinâmicos e expansivos. Eloqüente, gosta de auditório, de freqüentar a sociedade, ávido por projeção social. Carinhoso, otimista, bondoso, muito emotivo, tem facilidade de expressão, imaginação, suporta mal a monotonia, precisa de movimento, de viagens, de esportes, de ar.



FLEUGMÁTICO


Também chamada "Linfático", este temperamento está ligado ao Elemento ÁGUA. Sonhador, pacífico e dócil, preso aos hábitos e distante das paixões, o FLEUGMÁTICO costuma ser desligado e um pouco confuso, principalmente para expressar seus sentimentos. Tipicamente é aquele sujeito que vive "no mundo da lua" e ao mesmo tempo que é capaz de ser genial, pode ser extremamente ingênuo ou pouco perspicaz. Fisicamente o FLEUGMÁTICO caracteriza-se por um perfil curvilíneo, composto de segmentos circulares, amplas bochechas, frente pequena, tórax estreito.

Aquele que possui o temperamento FLEUGMÁTICO como dominante, é uma pessoa mais calma, tranqüila, prudente e autocontrolada. Gosta de rotina e atua em conformidade com normas e regras estabelecidas, por isso sente-se bem quando está acompanhada de pessoas mais ativas e dinâmicas. Decide sem pressão e freqüentemente com bom senso. É flexível, seu caráter e ritmo são constantes e disciplinados, pessoa paciente, observador, passivo e tem boa memória. Representa uma força passiva que não deve ser desprezada. Tem uma calma, sangue frio e uma tenacidade, às vezes surpreendente frente à brutalidade dos violentos, ao entusiasmo exagerado dos sangüíneos ou a exaltação dos nervosos, pois nunca se apavora numa catástrofe.


COLÉRICO


Também chamada "Bilioso", este temperamento está ligado ao Elemento FOGO. Ambicioso e dominador, com propensão a reações abruptas e explosivas, o COLÉRICO costuma manifestar sua grande energia por resoluções inquebrantáveis, sempre rápido nas decisões, perseverante. De sua vontade tenaz resultam dois sentimentos: a dignidade e o desprezo pelos que fracassam. É exigente com os demais porque o é consigo mesmo. É de caráter sério, sóbrio, concentrado, reflexivo e raciocinador. Fisicamente o COLÉRICO caracteriza-se por corpo forte, tronco atarracado e robusto, rosto retangular com traços duros e bem marcados, aparência talvez rude, olhos severos, olhar expressivo e penetrante.

Aquele que possui o temperamento COLÉRICO como dominante, é uma pessoa com vitalidade é forte, competitiva, podendo chegar a ser agressiva e indomável. A questão principal, de qualquer modo, é que o colérico precisa de atividades que envolvam o dispêndio de energia. Sente-se facilmente estimulado quando necessita trabalhar como as mãos ou com as pernas. Tem tendência a descarregar as suas emoções em atos, palavras e manifestações grandiosas e expressivas.Sua facilidade de contato lhe proporciona amigos em todas as partes. Sua simpatia e agradável trato com aqueles de quem gosta o fazem uma pessoa atrativa, mas ao mesmo tempo temida. Necessidade ser aclamado e sentir-se importante em todos os lugares que transita.



MELANCÓLICO

Também chamada "Nervoso", este temperamento está ligado ao Elemento TERRA. Como o nome indica, nervoso e excitável, tendendo ao pessimismo, ao rancor e à solidão, o MELANCÓLICO caracteriza-se pelo comportamento irritável, impressionável, receptivo e subjetivo, além de versátil. É curioso e indagador, mas inconstante em suas ações. Denota-se facilmente em pessoas assim o peso da gravidade causado pelo Elemento TERRA, tanto no corpo, quanto na alma. Fisicamente o MELANCÓLICO caracteriza-se pelo rosto do anguloso com certa finura de traços e um perfil com sinuosidades abundante. Orelhas grandes e descoladas, pescoço comprido e fino,

quase sempre seu rosto é pequeno, nariz estreito, lábios bem finos e voltados para dentro. São propensos a tiques e possuem o tórax estreito.

A rapidez em seus movimentos, a agudeza de espírito, a sensibilidade alerta, a inquietação, uma curiosidade ativa e um modo de realizar com tendência a improvisação são as marcas daqueles que possuem um temperamento MELANCÓLICO como dominante. Tranca-se em si por medo, e normalmente prefere receber a doar. Podem ser propensos à inveja e ao ciúme. Sua manifestação da sensualidade pode ser reprimida ou recalcada. Possui uma inteligência viva, tem imaginação criativa, espírito complicado, é confuso no plano emocional e sujeito a excessos. É bravo, emotivo, inconstante, caprichoso, desconfiado e tímido. Exagera nas manifestações afetivas, e sua força e vontade oscila entre altos e baixos, muitas vezes começa e não termina as tarefas. É inquieto, irritável, crítico. Tem dificuldade para perdoar as ofensas, podendo ser vingativo e rancoroso. Não tolera críticas e tem freqüente sentimento de inferioridade. Procura impressionar com notícias inesperadas, para chamar a atenção.